sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Epitáfio

Em conversa com amigos, foi levantada uma questão interessante sobre a tendência de nós seres humanos sempre enfatizarmos mais os erros das pessoas do que as suas qualidades, procuramos mais criticar do que elogiar, haveria uma razão para isso?
Você já se perguntou por que é tão fácil exaltarmos uma pessoa depois que ela parte para o outro mundo? Quantas e quantas homenagens são feitas a pessoas que talvez nem tinham conhecimento, quando em vida, da importância que possuíam? Uma resposta aceitável para essas perguntas seria o receio humano diante da imperfeição.


A imperfeição causa a imprevisibilidade e por conta desse fator, o ser humano tem medo de ser surpreendido. Como característica inerente ao ser humano, ela pode produzir no mesmo mudanças de níveis de comportamento, atitudes inesperadas, erros, sendo posta como justificativa, ela é escudo de muitos ao mesmo tempo que inimiga de outros.
Talvez seja muito mais fácil falar de alguém que não poderá mais nos surpreender, do que de outro que está em vida e passível a errar a qualquer momento e talvez nos desapontar. O fato é que estando inseridos nessa realidade,  não podemos apenas fechar os olhos e achar que as pessoas que amamos jamais falharão, mas sabermos acima de tudo que como elas, apesar dos erros, há muitas qualidades que precisam ser enfatizadas e que com certeza ultrapassam estes.
Como diz o pensador Joshua Cooke: “O amor é o sentimento dos seres imperfeitos, posto que a função do amor é levar o ser humano à perfeição”.
A única forma de vencermos o obstáculo da imperfeição e valorizarmos a todo o tempo as pessoas  que amamos é através do amor. E só assim cumpriremos o que a Escritura Sagrada diz em Mateus 5.48: "Sede vois pois perfeitos, como é Perfeito o vosso Pai que está nos céus".

7 comentários:

  1. Ola maniha, venho aqui dar-lhe os parabens por esse seu blog, continue assim e voarás muito alto!

    ResponderExcluir
  2. Cris, adorei o texto, adorei o blog! Visitarei sempre!

    bjão... adoro vc, vc sabe disso né? obrigada por tudo!

    Márcia

    ResponderExcluir
  3. Cris, boa discusão. É o amor que nos fazer transcender todas as nossas imperfeições.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom mesmo. e é interessante analisar-mos que estas pessoas que hoje sao exaltadas ja foram muito criticadas, talves seja uma forma de mostrar o quanto há de arrependimento pelo que foi causado a esta pessoa em vida. Tiradentes é um bom exemplo! Ma enfim, acredito que seja mais fácil criticar do que qualificar, a sensação de que voce é superior te dar o disfarce necessário para prosseguir, a natureza humana é boa, mas o meio corrompe, em um mundo onde vence a maioria.

    ResponderExcluir
  5. Então eu me pergunto: e se todas as pessoas fossem perfeitas ao ponto de nao ter defeitos? de onde viria a força motriz que nos impulsiona para uma vida melhor? e se nos omitíssemos os defeitos uns dos outros? quão egoísta seríamos a ponto de deixar-mos nossos entes prosseguindo no erro? as pessoas confundem o verdadeiro sentido da palavra critica, esta tb pode ser positiva, a depender do modo como ela é disseminada, a critica tb enriquece. portanto, me critiquem, dessa forma eu vou buscar ser sempre melhor!!

    ResponderExcluir
  6. Daniel MC 100% Baiano.
    Na verdade, nós fomos criado com essa visão e a sociedade a cada dia está se tornando mais individualista e com isso as pessoas só pensam e si.

    ResponderExcluir
  7. Nós acabamos achando que maturidade e sabedoria vêm com o tempo, mas na verdade quase todos morremos tolos. O que chamamos de maldade são atitudes que nascem da inocência de alguém que não adquiriu sabedoria.

    ResponderExcluir