sábado, 16 de outubro de 2010

Por que mudamos nossa “interface” no mundo virtual?

Sabemos que a internet revolucionou as relações interpessoais, conectando pessoas dos mais diversos lugares, sem distinção de ambientes, proporcionando troca de informações a qualquer momento.
É comum percebemos a forma diferenciada como as pessoas se tratam na internet, sendo normal amigos se tratarem como enamorados, a expressão “eu te amo” ser expressada inúmera vezes por e para várias e várias pessoas. Nesse contexto, nos perguntamos, será que há um prolongamento desse tipo de tratamento no mundo real? Será que a internet auxilia as pessoas a expressarem mais e de forma melhor os seus sentimentos não só na rede, mas no mundo físico? Será que a mesma serve como escudo para a expressão dos mesmos?

Conversando com jovens de diversas faixas estárias, com realidades diferentes, as respostas foram semelhantes: foi analisado de fato a mudança de comportamento de inúmeras pessoas, e digamos que a internet proporciona ao individuo se expressar sem o medo, ansiedade e timidez que poderiam prevalecer se fosse numa situação presencial, dessa forma, as pessoas, principalmente os jovens, expressam-se muitas vezes como gostariam de fazer numa situação real. Muitos jovens depois de perceberem a aceitação de sua nova “interface” acabam transferindo-a para o dia-a-dia, auxiliando-os nos seus relacionamentos. Porém, um fato comentado e que é aparentemente curioso, é que uma parte deles ainda prevalece com duas interfaces, ou seja, na internet é uma coisa, no mundo real outra.

Apesar de toda essa liberdade proporcionada pela internet, que se bem usada trará bastante benefícios não só na área do relacionamento como em outras áreas, é necessário também analisar o tipo de imagem que o indivíduo passará através da mesma, pois a depender da forma que ele se expressa, poderá ser também mal interpretado, distorcendo na verdade o seu cárater, aquilo que ele realmente é, por um simples impulso, frase mal colocada, até mesmo uma fútil comunidade adiconada no orkut. Como observamos por exemplo com pessoas famosas, que por fazerem certos tipos de comentários em redes sociais, acabaram sendo rotulados como preconceituosos, trazendo assim prejuizos a sua carreira. Sendo que como a internet nos insere em rede global, aproveitando o contexto, muitas pessoas ficam famosas por seus feitos, indiferente se bons ou maus na rede.
Precisamos nos expressar, mas acima de tudo respeitar e ser reais com relação ao que somos, pensamos e fazemos.




Um comentário:

  1. Cris... realmente, é o que muito tem acontecido, pessoas criam toda uma idealização daquilo que pretendem ser, mas não o fazem, até esmo por medo, ou vergonha. eu acho que isso seja bom até quando vc sabe ser vc mesmo ou consegue transferir quem vc está sendo pro sue dia adia.Mas ao contrario acho completamente prejudicial, pois a pessoa transfere pra internet seu "verdadeiro eu" e passa a ser cada vez mais antisocial. ah vc ta escrevendo muitO bem continua assim que vc vai loonge viu?! bjãO Thais Paula

    ResponderExcluir